Vitoria Stone Fair 2019 apontará tendências do mercado de rochas ornamentais


De 12 a 15 de fevereiro de 2019, na cidade de Vitória, Espírito Santo, a 47ª edição da Feira Internacional do Mármore e Granito, Vitoria Stone Fair l Marmomac Latin America traz lançamentos e apresenta tendências em rochas ornamentais e as mais importantes tecnologias e insumos para o mercado de equipamentos para o setor.

Com foco em negócios, design e tecnologia, o evento oferece espaços de integração entre público consumidor e materiais, que serão apresentados desde sua forma bruta através dos blocos, chapas para revestimento ao design final por meio da aplicabilidade das pedras naturais em mobiliário e outros usos.

O presidente do Sindirochas, Tales Machado, destaca a importância da feira como ferramenta de apoio para o desenvolvimento das cadeias produtivas do setor. "A Vitoria Stone Fair é um evento estabelecido e bem-sucedido, sendo reconhecido o seu impacto positivo no desenvolvimento econômico e social do setor e na economia capixaba, com o fomento de novos negócios. Sua realização em fevereiro abre o calendário mundial de feiras do setor. O fato de ser a primeira oferta de negócios do ano é positivo, pois o mercado em geral e o comprador estão ávidos por novidades”, pontua.

Adquirir novos conhecimentos, estabelecer contatos e realizar negócios são características que consolidaram o evento como a mais importante e maior feira de mármore e granito das Américas. Para a edição de fevereiro 2019, a feira conta com projetos e ações voltadas para as vertentes: mercado, conteúdo e conceito.

Em mercado, serão desenvolvidas ações de interesse do expositor, sempre focadas em geração de negócios e ampliação promocional do setor de rochas brasileiro no mercado externo. É o caso do programa Buyers Club, que promove oportunidades de negócios internacionais e viabiliza a vinda de compradores estrangeiros de mercados estratégicos para o evento. Também serão realizadas pela primeira vez as Rodadas de Negócios, entre produtores e compradores internacionais. Os encontros, que consistem em curtas reuniões para apresentação do portfólio de materiais, visam ampliar a aproximação entre expositores de pedras com distribuidores, construtoras e escritórios de arquitetura do mercado internacional.

Já na vertente conceito, o intuito é estimular a conexão entre as pessoas e ampliar as oportunidades entre expositores, arquitetos, designers e construtoras. Para 2019 está confirmada o 2ª edição do Archathon Vitoria Stone Fair, maratona de arquitetura e design, que em 2018 reuniu 78 arquitetos de todo o Brasil, durante a Vitoria Stone Fair, em um Coworking de arquitetura dentro da feira. Também serão trabalhadas outras ações para profissionais da área, que mostram as diversas possibilidades de aplicabilidade das pedras naturais.

Em conteúdo, o programa da Vitoria Stone Fair possibilitará aos visitantes participar, gratuitamente de palestras, exposições e demonstrações de produtos e serviços.

Quanto ao público visitante, Flávia Milaneze, coordenadora da Milanez & Milaneze, afirma que os compradores que visitam a Vitoria Stone Fair são tomadores de decisão. Os visitantes são formados por distribuidores, depósitos, grandes marmorarias, mineradoras, locadoras de equipamentos para mineração, construtoras, arquitetos e designers. “Na última edição do evento, 42% dos visitantes eram CEOs, diretores e gerentes e quase 30% eram da área de construção, engenharia, arquitetura e design” informa.

Quanto ao volume de exportações de rochas ornamentais, a previsão é de boas perspectivas para 2019, com resultados positivos já nos dois primeiros trimestres, em decorrência do otimismo do mercado com o futuro governo e também do retorno da feira para o início do ano.

O evento é realizado pela Milanez & Milaneze, empresa do Grupo Veronafiere, promovida pelo Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Estado (Sindirochas) e Centro Tecnológico do Mármore e do Granito (Cetemag).





Cachoeiro Stone Fair
Stone Industry